quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reflexões Iniciais.


OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

 

Neste Trabalho de Intervenção Socioescolar, refletiremos a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no fazer educativo, sob a perspectiva de uma sociedade do conhecimento, apontando desafios para a elaboração das práticas metodológicas condizentes com o novo fazer pedagógico.

O processo de aprendizado é contínuo, permanente, não transitório, visto que há interação de conhecimentos entre as várias camadas em uma sociedade que se transforma a cada dia.

Aprendemos mais como discentes do que como docentes porque a cada dia evoluímos nos métodos de ensino-aprendizagem.

Outrora a educação era estática, quase que imutável, não havia modificação no processo ensino-aprendizagem, era uma espécie de automação, o professor pouco ou quase nada se renovava e o aluno pouca adquiria conhecimentos, pois um dependia do que o outro fazia. Fazia-se pouco, pouco se aprendia.

Com a introdução das novas tecnologias na escola o educador tem condições de melhorar sua prática pedagógica contribuindo assim com um ensino e aprendizagem de qualidade e que corresponde com o paradigma da atual sociedade dita como “sociedade do conhecimento”, pois a avalanche de informação em que todos são bombardeados a todo instante, através de vários meios de comunicação, é imensurável.

Nesse cenário, a escola precisa se adequar a esse processo de mudança. Os professores precisam se apropriar de novas formas de ensinar já que os alunos têm muitos meios e maneiras de aprender. Essas mudanças precisam acontecer e não se deve ter medo nem receio, pois mudar faz parte do ser humano e da constante evolução individual e educacional.

 

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