OS DESAFIOS PARA A
EDUCAÇÃO
Neste Trabalho de Intervenção Socioescolar,
refletiremos a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação
no fazer educativo, sob a perspectiva de uma sociedade do conhecimento,
apontando desafios para a elaboração das práticas metodológicas condizentes com
o novo fazer pedagógico.
O processo de aprendizado é contínuo,
permanente, não transitório, visto que há interação de conhecimentos entre as
várias camadas em uma sociedade que se transforma a cada dia.
Aprendemos mais
como discentes do que como docentes porque a cada dia evoluímos nos métodos de
ensino-aprendizagem.
Outrora a educação
era estática, quase que imutável, não havia modificação no processo ensino-aprendizagem,
era uma espécie de automação, o professor pouco ou quase nada se renovava e o
aluno pouca adquiria conhecimentos, pois um dependia do que o outro fazia.
Fazia-se pouco, pouco se aprendia.
Com a introdução
das novas tecnologias na escola o educador tem condições de melhorar sua
prática pedagógica contribuindo assim com um ensino e aprendizagem de qualidade
e que corresponde com o paradigma da atual sociedade dita como “sociedade do
conhecimento”, pois a avalanche de informação em que todos são bombardeados a
todo instante, através de vários meios de comunicação, é imensurável.
Nesse cenário, a escola precisa se adequar a esse processo de mudança.
Os professores precisam se apropriar de novas formas de ensinar já que os
alunos têm muitos meios e maneiras de aprender. Essas mudanças precisam
acontecer e não se deve ter medo nem receio, pois mudar faz parte do ser humano
e da constante evolução individual e educacional.
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