PROJETO:
A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA
AO CURRÍCULO
Atividade:
3.3
Projeto
de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
TÍTULO:
A Música como expressão da linguagem.
JUSTIFICATIVA:
O mundo é repleto de símbolos e
significados que possibilitam o ser humano a grandes descobertas. A musica
possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o
senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A musica faz parte da vida do
ser humano como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
Nos acadêmicos encontramos na fase do pensamento concreto e faz uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar a produção textual e a musica.
Nos acadêmicos encontramos na fase do pensamento concreto e faz uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar a produção textual e a musica.
OBJETIVOS GERAIS:
• Comunicar e expressar pensamentos e sentimentos
por meio da musica, dança tendo as tecnologias da informação e comunicação TIC
como instrumento de mediação pedagógica.
• Produzir trabalhos utilizando a música.
• Ampliar o conhecimento de mundo, entrando em contato com as diversas formas de expressão musicais.
• Produzir trabalhos utilizando a música.
• Ampliar o conhecimento de mundo, entrando em contato com as diversas formas de expressão musicais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Acessar o mundo virtual por meio de
sites educativos;
Valorizar suas próprias produções e de outros acadêmicos;
Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Contextualizar algumas obras, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas da humanidade, conhecendo obras de representantes da arte brasileira regional e nacional;
Desenvolver o gosto, a atenção e a sensibilidade em relação á música;
Interagir e ampliar conhecimento sonoro, expressando oralmente e corporalmente a música através da dança;
Explorar sons do próprio corpo, do corpo dos outros e de outros elementos;
Confeccionar e manusear instrumentos musicais;
Dançar ao som de ritmos variados.
Valorizar suas próprias produções e de outros acadêmicos;
Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Contextualizar algumas obras, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas da humanidade, conhecendo obras de representantes da arte brasileira regional e nacional;
Desenvolver o gosto, a atenção e a sensibilidade em relação á música;
Interagir e ampliar conhecimento sonoro, expressando oralmente e corporalmente a música através da dança;
Explorar sons do próprio corpo, do corpo dos outros e de outros elementos;
Confeccionar e manusear instrumentos musicais;
Dançar ao som de ritmos variados.
DURAÇÃO:
10 aulas.
CONHECIMENTO PRÉVIO:
Tecnologia como objeto de estudo;
Tecnologia e talvez um dos temas de maior importância da atualidade.
PALAVRA CHAVE:
Tecnologia
Atividades previstas:
• Observação e apreciação de obras (letras e músicas );
• Confeccionar instrumentos musicais de sucata;
• Criação de músicas a partir de estudos
• Criação de canções;
• Estudo de elementos musicais (silêncio, ritmo, harmonia, intensidade etc.
• Observação e apreciação de obras (letras e músicas );
• Confeccionar instrumentos musicais de sucata;
• Criação de músicas a partir de estudos
• Criação de canções;
• Estudo de elementos musicais (silêncio, ritmo, harmonia, intensidade etc.
Conteúdos
• Diferentes ritmos musicais;
• Uso do corpo através de movimentos coordenados e livres;
• Coordenação motora fina e ampla;
• Expressão oral e escrita.
Produto final
• Apresentação da musica: Moro na Tecnologia.
• Diferentes ritmos musicais;
• Uso do corpo através de movimentos coordenados e livres;
• Coordenação motora fina e ampla;
• Expressão oral e escrita.
Produto final
• Apresentação da musica: Moro na Tecnologia.
Avaliação
Será feita através da observação sistemática e direta dos educando, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelos acadêmicos e através de registro para elaboração do relatório individual de cada acadêmico.
Será feita através da observação sistemática e direta dos educando, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelos acadêmicos e através de registro para elaboração do relatório individual de cada acadêmico.
Bibliografia
FUNDAÇÃO CARLOS GOMES. 2009. Projeto Música na Escola. Disponível
em http://www.fcg.pa.gov.br/musica_escola.
GOMES, SANDRO. 2008. Projeto Música na Escola. Disponível em: http://www.flogao.com.br/coralnaescola/foto/217/122086407
GOMES, SANDRO. 2008. Projeto Música na Escola. Disponível em: http://www.flogao.com.br/coralnaescola/foto/217/122086407
Professora:
Edmilda Vieira Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário